Jornal Novo Tempo

Jornal Novo Tempo

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Concerto ao Amado Amar também Celebra o centenário de Jorge Amado

Como parte das comemorações alusivas aos 100 anos de nascimento de Jorge Amado, promovidas pelo Governo do Estado, a secretaria estadual da Cultura (Secult) apresenta o Concerto ao Amado Amar. Com direção musical e arranjos de Luciano Calazans e direção artística de Maurício Martins, o espetáculo mescla música popular e erudita, tendo a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) na condução das canções. 

Serão duas apresentações. A primeira acontecerá às 21 horas do próximo dia 10 de agosto (sexta-feira), dia do aniversário do escritor baiano, na sala principal do Teatro Castro Alves. Já a segunda está confirmada para às 20 horas do dia 11 (sábado), no Terreiro de Jesus (Pelourinho), ambas com entrada gratuita. O repertório, que é fruto de uma intensa pesquisa sobre a obra de Jorge Amado, apresenta composições assinadas por ele próprio, além de músicas encomendadas pelo autor para algumas das muitas séries e filmes baseados em seus escritos. 

Dorival Caymmi, amigo e parceiro do escritor baiano, também impera na seleção. É Doce Morrer no Mar (de Dorival Caymmi e Jorge Amado), Vamos Falar de Tereza (Dorival Caymmi), O ABC de Jorge Amado (Moraes Moreira), Tema de Amor a Gabriela (Tom Jobim), A Luz de Tieta (Caetano Veloso) e Jubiabá (Gerônimo) são algumas das canções que integram o espetáculo de uma hora e meia de duração. 

“O concerto inspira literatura e expira harmonia, melodia, sons e tons variados peculiares do escritor que, ao lado de Caymmi, Verger, Caribé, colocou a Bahia como uma terra de mistérios e misticismo”, comenta Luciano Calazans, que também é baixista, arranjador, compositor e produtor musical de reconhecida atuação na Bahia e no Brasil.
 
Ilhéus – Em Ilhéus, o ponto alto das comemorações pela passagem dos 100 anos de nascimento do escritor Jorge Amado acontecerá no período de 4 a 12 de agosto. Além de shows com grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB), a programação divulgada pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) traz a realização de palestras, filmes, cursos, saraus, peças teatrais e ciclos literários. Os eventos serão gratuitos e acontecerão em diversos pontos, como o Quarteirão Jorge Amado, o centro de convenções Luis Eduardo Magalhães, os prédios históricos e as ruas e avenidas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário