Governo vai propor projeto para regulamentares manifestações e inibir violência
O governo vai encaminhar nos próximos dias ao Congresso Nacional um projeto para regulamentar manifestações populares. Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o objetivo da medida é garantir a segurança dos manifestantes e dos jornalistas que cobrem os protestos e impedir atos “inaceitáveis” de vandalismo.
“A ideia é fazer uma uma lei equilibrada, sem excessos, afirmada no contexto da democracia brasileira, que não aceita atos ilícitos, que não tolera a violência, mas que garanta a liberdade das pessoas de se manifestar independentemente do conteúdo de suas manifestações”, afirmou o ministro.
José Eduardo Cardozo pediu aos secretários de Segurança Pública dos estados que contribuam com o texto do projeto de lei, que será encaminhado aos parlamentares em regime de urgência. “A maior parte dos secretários opinou pela necessidade de uma nova lei”, disse o ministro, após se reunir com eles. De acordo com Cardozo, aqueles que atuam no campo policial serão ouvidos nos próximos dias a fim de aprimorar o texto.
A elaboração de um documento unificado que defina a atuação das polícias militares em todo o Brasil também foi tema da 53ª Reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública, em Aracaju. Segundo o ministro, a proposta não vai desrespeitar a autonomia de cada corporação estadual. “O que propomos é uma orientação para atuação das nossas polícias, para que a sociedade saiba como atuam as polícias, os parâmetros e limites da sua atuação”, explicou. A sugestão é trabalhada em conjunto com os secretários estaduais.
Na última terça-feira (11), José Eduardo Cardozo disse que ainda não é possível concluir se a morte do cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade pode ser considerada crime contra a imprensa e a liberdade de expressão.
Para o ministro, definir o uso proporcional da força vai permitir “saber quando há transgressão e quando não há, para que policiais não sejam acusados injustamente ou para que situações indevidas de atuação policial sejam coibidas e punidas na forma da lei”.
Na reunião também foi discutido o esquema policial que será implantado para garantir a segurança na Copa do Mundo deste ano. Cardozo informou que vai se reunir novamente com os secretários de Segurança Pública com o objetivo de ajustar o plano de segurança para o Mundial de Futebol. Há possibilidade de as Forças Armadas serem convocadas para trabalhar em algumas cidades-sede. “Garanto que esse plano de segurança está bem feito, mas queremos ouvir ainda mais os estados, para que possamos ajustar, fazer a sintonia final, nesta reta de chegada para esses grandes eventos”, disse ele.
Em entrevista coletiva após a reunião, o ministro da Justiça também comentou as denúncias de que manifestantes estão sendo cooptados por partidos políticos para participar dos protestos. “À medida em que denúncias de que pessoas, por alguma razão, teriam sido induzidas a atos de violência, isso será investigado pelas polícias competentes. Às polícias cabe investigar. Havendo ilícito, cabe ao Judiciário punir”, acrescentou.
Bandidos recebem policiais na bala em Itabela
Itabela- . Policiais Militares do 4º pelotão de Itabela, guarnição sob comando do Tenente Assis Ribeiro , foram recebidos a tiros na manhã deste domingo, dia 02, na localidade conhecida por rua Nova, em Itabela.
De acordo com informações da Polícia, pelo menos três elementos armados com revolver meteram balaços na guarnição que faziam uma operação de combate ao tráfico de drogas na região.
Os elementos, foram baleados durante a troca de tiros e socorridos para o Hospital de Itabela e transferidos para o Hospital Regional de Eunápolis. Erick Gonsalves da Silva de 19 anos e Jeferson Francisco Ferreira Fernandes (19 anos) vulgo “Ferrugem ou Surubim", não resistiram e vieram a óbito, outro elemento indentificado até agora por Júnior, chegou ao Hospital consciente e está internado.
Com eles, os policiais encontraram um revólver calibre 38, com seis munições e duas deflagradas e dois revolveres calibre 32, municiados e com vários cartuchos deflagrados. Um dos revolver travou o tambor, por um engasgo de uma bala no cano.
Segundo o Comandante da operação, os homens estavam escondidos em uma casa na rua Espírito Santo, no bairro bandeirante. Ao ter conhecimento, a policia foi ao local e ao chegar à porta da casa por volta das 05hs da manhã, eles estavam saindo, a policia deu voz de prisão e começou o tiroteio.
A policia acredita, que os dois revolveres calibre 32, pode ser as armas usadas no assassinato de “Bicudo” e na tentativa de morte contra o Jovem, Izais.Crimes ocorridos na ultima sexta-feira.
O elemento que até então estva sendo identificado por Junior, foi indentificado pela polícia, por Adenilson da Coseiçao dos Santo Junior, que acabou, morrendo no Hospital de Eunapolis.
Jovem de Itabela baleado com 9 tiros, morre no Hospital de Eunápolis na tarde deste sábado.
Itabela- O Jovem de Itabela Robson de Oliveira Santos, de 25 anos, conhecido por “Bicudo” atingido por nove disparo de arma de fogo, na noite de sexta-feira, morreu no Hospital de Eunapolis, na tarde deste sábado .
“Bicudo” foi baleado na Avenida Porto Seguro, próximo a Praça Inocêncio Pereira conhecida praça da Matriz, no centro de Itabela, quando voltava da casa da namorada por volta da 22hs 40 min. Ele foi abordado por dois elementos, que disparam varias vezes, atingindo a vitima nas costas.
O Médico que atendeu “Bicudo” disse que no corpo da vitima foram detectados 9 perfurações,7 projetil transfixou e dois ficaram alojadas no corpo de "Bicudo". Ele deu entrada no Hospital por volta das 23 hs20 min, e morreu às 14hs deste sábado.
A vitima morava com os pais, na Rua Jairo Góes vieira, em Itabela. Era solteiro e atualmente estava trabalhando no projeto do “minha casa minha vida”. O corpo será velado e sepultado em Itabela, horário ainda a ser confirmado.
O caso teve grande repercussão, e chamou atenção da policia, que já tem conhecimento dos autores. O delegado esta trabalhando em buscas de provas para pedir na justiça, a prisão temporária dos elementos,
Populares que moram nas imediações disseram ter ouvido os disparos de arma de fogo, mas por medo de represálias, ninguém quis falar com a imprensa.
De acordo com a polícia, a suspeita é que a motivação da violência tenha ligações com acerto de contas. O caso está sendo investigado
Mais um jovem é atingido por disparo de arma de fogo em Itabela em menos de 6hs.
Itabela- Menos de 6 horas após o jovem, Izaias Santos Araújo, de 22 anos, ser baleado, outro jovem, Robson de Oliveira Santos, de 25 anos, conhecido por “Bicudo” foi alvejado com 6 disparos de arma de fogo,um revolver calibre 32, na praça central da cidade de Itabela. Os crimes aconteceram com uma diferencia de 6horas um do outro.
“Bicudo” foi baleado, por volta 22h40m, na Praça Inocêncio Pereira, conhecida Praça da “Matriz”. Segundo populares, foram ouvidos vários disparos, deixando os moradores em pânicos.
O jovem foi atacado pelas costas, quando voltava da casa da namorada e parou para conversar com os dois autores. Ele foi socorrido e uma ambulância da Samu e levado para o Hospital Regional em Eunápolis. O estado de saúde do mesmo é gravíssimo.
A polícia já tem suspeitas dos autores dos disparos,foram os memsos que atiraram no jovem Izaias, um poco mais cedo.A polica esta relizando diligencias aos aredores do local, na tentativa de prende-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário