Jornal Novo Tempo

Jornal Novo Tempo

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Caiu na Rede Virou Noticia

Mirabela comemora alta do níquel


Desde o vazamento ocorrido na planta de níquel de Goro, na Nova Caledônia, Canadá, que o preço do níquel não para de subir. Goro deveria produzir, em 2014, 40.000t de níquel e a notícia do problema fez com que o preço do níquel, que estava em alta subisse mais ainda. No momento ele atinge o preço mais elevado dos últimos dois anos e três meses. De acordo com o site Geólogo.com, somente este ano o minério subiu 55% sendo o metal com o melhor desempenho na bolsa de metais de Londres. Os preços do níquel ainda podem inflacionar muito mais em 2014 graças a Indonésia, que proibiu a venda de matéria prima aos chineses e às possíveis sanções dos Estados Unidos à Rússia  que devem afetar a maior produtora de níquel do mundo a Norilsk. Diante desta nova perspectiva, a Mirabela deve reagir aos problemas enfrentados nos últimos meses. A situação pela qual a empresa passava acabou gerando a demissão de pelo menos 200 funcionários. Com reservas provadas somando 120 milhões de toneladas de níquel sulfetado, Santa Rita tem vida útil de pelo menos 20 anos. O inicio da extração do minério ocorreu no final de 2009. 

Ubatã: Gestão Siméia Queiroz realiza Faxinaço no Bairro Glória


Uma grande comitiva formada por cerca de 200 pessoas, que envolviam a prefeita Siiméia Queiroz (PSB), os vereadores Pierre Rigaud (PSDB), Valdo Alexandrino (PMDB), Carlinhos Diplomata (PR) e Zé Silva (PSC), secretários de governo e servidores públicos municipais participaram do 1ª Faxinação, no Bairro Glória. O Faxinaço contemplou atividades de poda de árvores, varrição de ruas, retirada de entulhos, capina, roçagem, pintura de meio fios, colocação de grades de proteção nas bocas de lobo e patrolamento de ruas. Além disso, houve, por parte dos agentes comunitários e de endemias, distribuição de panfletos de conscientização.
A ação teve grande aceitação da comunidade local, que parabenizou a gestão pela iniciativa. “Está tudo bom. Vamos ajudar a manter tudo limpo”, disse Dona Maria, moradora do Bairro Glória. O Faxinação contou com o apoio logístico de caminhão caçamba, retroescavadeira, motoniveladora e diversos outros veículos.
Prefeita garante faxinaço em outros bairros
A prefeita Siméia Queiroz (PSB) garantiu que o Faxinaço será realizado em outros bairros do município. “Realizaremos o Faxinaço mensalmente. Estamos discutindo com a equipe qual será o próximo bairro contemplado com a iniciativa, que teve excelente aceitação por parte da comunidade”, disse a gestora, que durante toda a manhã visitou diversas famílias do Bairro Glória. (Ascom PMU)

Motociclista fica ferido em acidente na Rodovia Ipiaú-Ibirataia


O acidente aconteceu na "Curva de Álvaro".
Um homem ficou ferido após perder o controle da direção de uma motocicleta de 125CC numa curva da BA-650. O acidente aconteceu por volta do meio-dia desta quarta-feira(14) na conhecida “Curva de Álvaro”, a poucos quilômetros de Ibirataia. O motociclista, identificado como Everaldo, de cerca de 50 anos, morador da Avenida Getúlio Vargas, seguia sentido Ipiaú quando sofreu o acidente. O motociclista estava inconsciente.  Uma equipe do Samu prestou os primeiros socorros e encaminhou a vítima até o Hospital Geral de Ipiaú. O médico de plantão irá analisar o estado de saúde e ver se será necessário encaminha-lo para o Hospital Prado Valadares, em Jequié. (Giro em Ipiaú)

Major da PM de Juazeiro morre em acidente de carro


O major da Polícia Militar José Carlos Tavares Dória morreu ao sofrer um acidente de carro na estrada de Chorrochó, na região do Vale São do Francisco, na tarde desta terça-feira (13). A informação foi divulgada pela assessoria da PM. A vítima estava a caminho do 3º Batalhão em Juazeiro, onde assumiria o serviço na unidade. O sepultamento do oficial será realizado nesta quarta (14), às 16h, no cemitério de Paulo Afonso. Informações do Bahia Notícias.

Ipiaú: Carreta fica atravessada na Praça Alberto Pinto


Na manhã desta quarta-feira(14), uma carreta medindo 25m de comprimento e 4,5m de largura, transportando uma máquina não identificada, ficou atravessada na Praça Alberto Pinto, em frente a Prefeitura de Ipiaú. O caminhão saiu da rota normal oferecida para veículos deste porte trafegar na cidade, e subiu a Rua José Miraglia sentido Praça do Cinquentenário. A carreta, placa OSU-2559, saiu de Camaçari com destino a Rio Grande do Sul. Depois de cerca de 20 minutos o trânsito foi liberado e a carreta seguiu viagem. O prefeito Deraldino já manifestou o desejo de criar uma rota alternativa fora da cidade para a passagem de carretas, inclusive um projeto já teria sido elaborado pelo setor responsável da prefeitura. (Giro em Ipiaú)

Wagner aumentou dívida do Estado em 50% de 2010 a 2013


Com a aprovação, nesta terça-feira(13), pela Assembleia Legislativa, de uma autorização para empréstimo da ordem de U$ 400 milhões, destinado ao Programa de Inclusão e Desenvolvimento Socioeconômico do Estado da Bahia, as cifras autorizadas para empréstimo pelo Legislativo ao governo baiano saltaram de R$ 2,5 bi, no primeiro mandato do governador Jaques Wagner (PT), para R$ 12,1 bi entre 2011 e 2013, de acordo com a oposição baiana, com base em dados do Fiplan. Segundo a Sefaz (secretaria da Fazenda), há um aumento de quase 50% na dívida líquida consolidada entre 2010, quando o governador encerrou seu primeiro mandato, e 2013, penúltimo ano de seu governo. A autorização foi aprovada nesta terça-feira(13) sem a presença dos deputados de oposição.  Com informações do Politica Livre.

Dilma enfrenta ameaça de greve de mais de 500 mil servidores


Às vésperas da Copa e em ano eleitoral, Dilma Rousseff já enfrenta nova onda de greves no funcionalismo federal. A paralisação poderá atingir ao menos 500 mil servidores, afetar serviços que vão da segurança de aeroportos à fiscalização de fronteiras e mexer com o humor do Planalto. Em geral, servidores pedem reajuste, política mais clara de evolução na carreira, benefícios aos aposentados e antecipação de acordos salariais firmados em 2012. Nesta terça-feira(13), funcionários de consulados cruzaram os braços. A paralisação continua hoje e, segundo o Itamaraty, afetou nove postos, como Nova York e Paris, além de serviços como emissão de vistos e certidões de nascimento. Na semana passada, a base de servidores da administração federal aprovou indicativo de greve para 10 de junho –a dois dias da Copa. A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal, que representa grande parte desses servidores, também quer fazer atos em 12 de junho nas cidades-sede. Na Copa, há ameaça de paralisação de agentes, escrivães e papiloscopistas da PF. Os sindicatos aproveitam o cenário político delicado, de crise de popularidade de Dilma e de tensão pré-Copa, para pressionar o Planalto. A lei diz que é proibido dar aumento geral a servidores em ano eleitoral. Mas, em 2006, Lula concedeu reajustes pontuais a algumas categorias. Recai sobre Dilma a responsabilidade de não ter mexido, desde 2012, na regulamentação do direito de greve do servidor federal, que definiria parâmetros objetivos para o funcionamento pleno das atividades durante a Copa. Não há regra clara sobre quantos servidores deveriam trabalhar nas paralisações das próximas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário