Jornal Novo Tempo

Jornal Novo Tempo

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Mais de 50% dos casais gays são de mulheres, revela censo do IBGE Os dados constam de pesquisa realizada com base no Censo 2010, divulgada


/ Crédito: Arquivo Agencia Estado

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou 60 mil casais homoafetivos vivendo juntos no país, a maioria formada por católicos (47,4%) e mulheres  (53%). Os dados constam de pesquisa realizada com base no Censo 2010, divulgada hoje (17) .
O número de casais corresponde ao total de domicílios onde os próprios moradores declararam viver uma união consensual desse tipo e equivale a 0,1% do total de moradias do país.
A maioria das uniões homossexuais  - 99,6% - não é formalizada (com registro civil ou religioso) e está concentradas nos estados do Sudeste (52%), seguida pelos do Nordeste (20%), do Sul (13%), do Centro-Oeste (8,4%) e do Norte (6%).
Do total de entrevistados morando com pessoa do mesmo sexo, 26% têm ensino superior  e quase metade (47,4%) é católica, sendo que 25,8% declararam não ter religião. Entre os casais heterossexuais que vivem em união consensual, a maioria não tem religião.
A proporção de católicos e de sem religião na população é 64% e 8%, respectivamente. Em geral, os católicos e evangélicos são os que mais fazem casamentos religiosos entre a população. As informações são da Agência Brasil.
Homofobia
Há anos, a Bahia vive uma onda de assassinatos ligados a homofobia. Segundo o Grupo Gay da Bahia (GGB), desde 2006, o estado sempre finaliza o ano como o campeão de homicídios a homossexuais.  

Em 2011, foram 28, à frente de Pernambuco (25) e São Paulo (24). Em 2012, caso as investigações confirmem que o crime de ontem teve caráter homofóbico, o número de homossexuais mortos na Bahia subiria para 17. Em todo o Brasil, ainda de acordo com o GGB, ocorreram 266 homicídios ligados a homofobia no ano passado.
Na noite de terça-feira (16), uma jovem de 19 anos foi morta a facadas e a sua companheira de 22 anos ficou ferida durante um atentado na noite da terça-feira (16). O crime aconteceu por volta das 22h30, quando a residência onde o casal morava, na Vila Coração de Jesus, foi invadida por dois homens. Segundo com o Posto de Polícia do Hospital do Subúrbio, Djeane Ferreira Lima e Daiane Almeida dos Santos discutiram com um vizinho delas, identificado pelo prenome de Alan, após ele ter feito piadas de teor homofóbico sobre as duas.
Alan e outro homem voltaram depois da briga e atacaram as duas jovens, matando Djeane e deixando Daiane ferida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário